Páginas

Sul de Cebu (Filipinas)



Kawasan Falls

Bom, para quem não sabe, fomos para as Filipinas de novo no final do ano, mas dessa vez foi vez de conhecer Cebu e explorar a ilha de Norte a Sul! haha 😎

Teve muito atraso nos voos, mas no final deu tudo certo e chegamos em Cebu, dia 25 de dezembro (SIM, em pleno natal)!!!
Ao chegar no aeroporto de Cebu geralmente as pessoas pegam um táxi até o terminal Sul (se quiserem ir para o sul) ou até o terminal Norte (se quiserem ir para o norte) e de lá pegam um ônibus para chegar na cidade desejada. Depois de chegar na cidade, dependendo de onde seja seu hotel, você ainda precisa pegar um táxi até o destino final. Como era natal e tínhamos lido em um blog que os ônibus estariam lotados, decidimos fechar com um cara que disse que já nos levaria direto para o nosso hotel.
Lógico que os preços são bem diferentes! Mas tínhamos pouco tempo para explorar o sul, então optamos pela forma mais rápida de chegar até Oslob.
Do aeroporto até o Terminal Sul dava mais ou menos 1 hora de taxi e do terminal de ônibus até Oslob mais umas 4 ou 5 horas, e com esse cara chegamos em 2 horas e 40 minutos ao nosso hotel (Germaroze).
Pagamos PHP 2000  (1000/pessoa), mas o ônibus custaria apenas PHP 150!
Valeu muito a pena ter pagado mais caro, mas se tiverem tempo e quiserem economizar dinheiro, vão de ônibus sim, mas escolham o que tem ar condicionado!

Chegamos no hotel antes do horário de check-in, mas perguntamos se já podíamos deixar as malas lá e a mulher foi super boazinha, deixou até a gente usar o quarto para se trocar e já nos arrumou uma moto para nos levar até o local onde nada com os tubarões-baleia!



Oslob Whale Shark Watching


I love Whale Shark <3

Chegando no local você precisa preencher um papel com seu nome, depois é preciso ouvir uma breve explicação e depois você paga.

Há 3 opções:
-Ver do barco: PHP 500 (acho que não vale a pena)
-Snorkeling: PHP 1000 (foi o que escolhemos fazer)
-Mergulho: PHP 2000 (deve compensar bastante, mas como nunca tinha feito, fiquei com medo haha)

Pesquisei e muita gente fala que o melhor horário para ir é de manhãzinha, mas chegamos por volta das 11:00 e ainda pudemos ver vários! Uns 5~6.
E gente, que experiencia incrível!
Apesar da visibilidade da água não estar muito boa aquele dia e o mar estar agitado, fazendo com que não tenhamos conseguido tirar uma foto que preste, valeu muito a pena! E com certeza quero voltar e ter essa experiencia novamente.


nem assim a foto ficou boa, mas eles são enormes e lindos!

O passeio dura em torno de 30 minutos, mas não pudemos nos afastar do barco pois a correnteza estava bem forte nesse dia, o que dificultou mais ainda para tirarmos fotos, mas teve uma hora que um passou bem embaixo da gente! Não teve nem como não tocá-lo (apesar de não poder) de tão perto que ele chegou! haha
Quem vai pra Oslob não pode deixar de ir!


*Talvez no vídeo de para ver um pouco melhor! Mas tava difícil até de filmar por causa da correnteza,mas vou deixar o link no final desse post, depois da uma olhadinha!



Tumalog Falls


Após mergulharmos com os tubarões, pedimos para o cara nos levar até a Tumalog Falls, que fica uns 10 minutinhos dali.
Mas na verdade esse cara que estava com a gente só nos levou até o pé da montanha, pois a moto dele não aguentaria subir ali.
Então tivemos que pagar uma outra moto (PHP 120 / 2 pessoas), e para nossa surpresa, essa moto só foi até o meio da montanha e se quiséssemos poderíamos descer a pé até a cachoeira ou pagávamos outra moto!
Decidimos pagar, porque não sabíamos a distancia que ainda faltava. E lá se foram mais (PHP 100 /2 pessoas).
Nesse preço já ta incluso a volta.
Para entrar na cachoeira são mais PHP 20 por pessoa
Vale muito a pena, mas ficamos apenas 1 hora.
Na hora que a moto te deixa lá, você tem que decorar o número da moto e depois eles vem te buscar!
Gente, não me arrependo de ter pagado pra ir de moto não! É um morrão que precisa descer, e na volta é pior ainda né, mas quem tiver disposição, vai na fé!😂


Toda a área é basicamente mantida preservada e protegida de ser "desenvolvida". Isso significa que não há grandes estruturas construídas em volta nem perto da cachoeira.
Existem apenas alguns lugares e mesas para alugar.


Como a cachoeira é rasinha, da pra você ficar debaixo da queda da água e aproveitar uma massagem relaxante!
Como bate sol ali, a água não estava tão gelada! Da pra aproveitar bastante!


Algumas pessoas costumam descrever a cachoeira como uma "crina", devido à forma como a água cai, criando como se fosse a cauda ou o pelo do pescoço do cavalo.
Outros descrevem como uma "cortina branca" cobrindo toda a parede de rochas dentro da floresta.


Mas nada melhor do que uma foto para vocês terem ideia do tamanho e da beleza dessa cachoeira!


Como o local é bem úmido, é bom vocês levarem seus pertences naquelas bolsas à prova d'água, se forem levar celular, que sejam naquelas capinhas à prova d'água também, e aquelas sapatilhas (marine shoes) para não escorregarem nas pedras.

Da pra você fazer um Fish Spa natural (SE VOCÊ NÃO MORRER DE COCEGAS), é só sentar na beira de uma dessas piscinas e colocar os pés na água. Seus pés sairão renovados, já que os peixes removem todas as suas peles mortas!

Assista o vídeo abaixo de como foi a nossa experiencia:


Depois dessa cachoeira, nosso plano era ir para a Sumilon Island, onde há um resort maravilhoso (Bluewater Sumilon Island Resort) no qual você pode pagar PHP 1,500 para passar o dia lá.
No preço está incluso o barco (ida e volta), almoço e diversas atividades na ilha, tais como: snorkeling, caiaque, trekking... E ainda pode usar a piscina de fundo infinito e o SPA.😍
A gente acabou desistindo de ir, porque com todo  atraso, achamos que não aproveitaríamos tanto, já que o ultimo barco para voltar de lá era às 17:00.
Mas quem tiver mais tempo, acho que seria um ótimo lugar! As fotos desse lugar são maravilhosas!
O porto de onde saem os barcos para essa ilha é bem pertinho de onde nada com os tubarões-baleia.
Depois do passeio da uma perguntadinha por ali, com certeza vai ter alguém que possa te levar até lá!

Como não fomos para essa ilha, decidimos ir curtir a piscina do nosso hotel 😍

assim foi o nosso natal! haha 

E aproveitamos o por do sol sentados nessa casinha de bambu que tinha no nosso hotel!


Nosso hotel só não estava localizado num lugar muito bom! Quando saímos para procurar algo para comer, não achamos nada, só uma pizzaria, mas já estava fechando! O jeito foi caçar algo no 7 eleven (loja de conveniência), mas não achamos nada de bom! 
Foi bem triste nossa ceia de natal 😅😅 (tem no vídeo).

Kawasan Falls & Canyoneering



Esse foi o passeio mais esperado de todos, e que achei sem querer na internet quando estava pesquisando sobre Cebu! haha

Todo mundo já viu no Instagram ou em algum lugar na internet, a foto da Kawasan Falls, né?
Aquela famosa cachoeira beeeem azul e que todo mundo tira foto em cima de um negócio de bambu?!
reparem no pessoal ali atrás no bambu. É disso que to falando 😅
Agora imagina só conhecer essa cachoeira descendo pelo rio Matutinao!

Acho que cada agencia faz um caminho diferente, porque quando estávamos descendo pelo rio abaixo, sempre aparecia gente começando o tour de diferentes pontos.
Existem agencias que já terminam o tour na Kawasan Falls também, o que não foi o nosso caso!





Nessa manhã, acordamos cedo e perguntamos pra moça do nosso hotel como que fazia para chegar nesse local para podermos fazer o tal do canyoneering e ela nos explicou certinho qual ônibus pegar e tal. Porém, não vimos ponto de ônibus e ela disse que era só ficar na frente do hotel, só que do outro lado da rua, que eles paravam.
OKAY, acreditamos né 😅
Ficamos lá parados umas meia hora e os ônibus passavam correndo TANTO que a gente nem conseguia ver o destino dos ônibus!
Já estávamos quase desistindo, porque estávamos derretendo naquele sol!!!
Até que por um milagre, o moço que havia nos levado para nadar com os tubarões-baleia no dia anterior, surgiu do nada e se ofereceu para nos levar até Alegria, que ele conhecia uma agencia que fazia o tour.
ACEITAMOS na hora, sem pensar muito!
Ele nos cobrou PHP 1,300 para nos levar lá (pela distancia não foi tão caro assim) e ainda ficou nos esperando, porque geralmente dura em torno de umas 4 horas o passeio e depois nos levou até a Kawasan Falls e nos esperou mais uma horinha! Voltamos para o hotel de noite já!
A viagem de moto foi bem longa, mas pudemos curtir bastante a paisagem, vimos um por do sol incrível, pegamos chuva, não enxergamos nada, mas foi mais uma aventura para a história! hahah





Pra quem nunca ouvir falar em canyoneering (assim como nós não sabíamos o que era), ele é um esporte de muuuita adrenalina e indicado apenas para quem não tem medo de saltar de lugares altos!
Porque esse esporte consiste basicamente em ficar pulando daqueles paredões dos cânions, escorregando em pedras como se fossem escorregadores, você também tem que boiar, nadar, escalar, caminhar... Isso tudo durante as 4 horas! ( e cansa viu!)
O preço varia entre PHP 1,500 a 2,500 e já esta incluso o almoço e os acessórios necessários (capacete, colete e sapatos).
Quanto ao sapato, preferi usar os meus mesmo. Tinha levado aquelas sapatilhas de usar na água e foram perfeitas!
Aconselho as mulheres a colocarem um short também para ficarem mais à vontade!
E por ser rio com a mata fechada, não é frio!
Há lugares que saem água quente e a temperatura do rio fica perfeita! 😍
VALE MUITO A PENA!
Pra quem não tem medo, vai! Quem tem medo, vai também 😅
Os primeiros saltos assustam, mas depois você já nem pensa muito! Não tem como escapar mesmo! hahaha
O guia passa uma boa segurança pra você e te orienta bastante na hora de pular! Achei bem tranquilo.
Não tem como se arrepender! A beleza daquele lugar é incrível...A cor da água então...

Temos um vídeo para vocês terem ideia de como foi!





nosso grupo foi apenas de 4 pessoas + os guias 


Depois de almoçarmos, o moço nos levou para conhecer a famosa Kawasan Falls!
Particularmente eu não gostei muito, porque tem muita gente, sério!
Tem até restaurante, lugares para você alugar e passar a noite... Acho que isso tira um pouco da beleza natural do local!
Mas a cor da água é impressionante e acho que não tem aquilo em nenhum outro lugar!
Pelo menos uma passadinha por lá você tem que dar!


Ah, e essa foto não pode faltar!😍😍😍


Nessa viagem era para termos ido para Moalboal também, mas infelizmente não deu tempo!
Reservamos mais tempo para o Norte da ilha, mas o mau tempo também não nos ajudou! >_<
No próximo post vamos contar um pouquinho como foi explorar o norte de Cebu!



Nenhum comentário:

Postar um comentário